domingo, 10 de janeiro de 2010

Água com açúcar acalma mesmo?


Quando estamos nervosos, as pessoas costumam nos dar água com açúcar para nos acalmar. Mas será que isso faz efeito? Será que tem algum fundamento ou será apenas crendice popular?

Tem gente que acha que este artifício funcione como um placebo, assim como as pílulas de farinha que não possuem nenhuma substância ativa, mas causam um efeito psicológico nas pessoas que, ao tomarem a mistura, acreditam que serão curadas e realmente se sentem melhor.

Entretanto, o açúcar ingerido aumenta o nível de glicose no sangue desencadeando a produção de insulina, hormônio responsável por fazer com que a glicose entre nas células ao invés de continuar circulando no sangue, diminuindo assim a glicemia (taxa de glicose no sangue).

Mas esta não é a única função da insulina, como se acreditava antigamente. A insulina atua como sinalizador no cérebro, aumentando a produção de serotonina. A serotonina, por sua vez, é um neurotransmissor (substância química produzida pelos neurônios – células do cérebro – para comunicação entre elas) que causa um efeito sedativo e calmante.

Mas não abuse da água com açúcar para se acalmar! Esse hábito vai fazer com que seu corpo associe a comida ao efeito calmante e, ao invés de água com açúcar, com o passar do tempo você vai querer consumir coisas doces (chocolate, por exemplo) para curar o nervoso e a ansiedade. É muito melhor respirar fundo, contar até 10 e beber água SEM açúcar!

Nenhum comentário: