sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A bandeira provisoria da Republica do Brasil

Baseada na Constituição dos Estados Unidos da América ela foi adotada em Fevereiro de 1891, e o Brasil tornou-se uma República Federal, oficialmente chamada de República dos Estados Unidos do Brasil".

15 de Novembro de 1889 é o dia da "Proclamação da República" brasileira, que marca o final do Império e o início de uma nova fase na vida política brasileira. A figura acima traz a primeira Bandeira Republicana Brasileira.
A semelhança da quase esquecida primeira bandeira com a bandeira norte-americana, apresentada abaixo, com certeza não pode ser atribuída a uma mera coincidência.

O esquema geral das duas bandeiras é absolutamente idêntico. Ambas possuem um retângulo no canto superior esquerdo com fundo azul e contendo estrelas na cor branca, que simbolizam o número de estados.

As duas bandeiras possuem faixas horizontais com cores alternadas. Observando com atenção é fácil verificar que até mesmo o número de faixas horizontais é o mesmo, são 13 faixas, apenas as cores são diferentes. Como não poderia deixar de ser, nas duas bandeiras a cor da primeira faixa horizontal é igual a cor da última faixa, verde na brasileira e vermelha na norte-americana.

Fonte: www.pampalivre.info

3 comentários:

Andre Brasil disse...

Bota aí da bandeira da espanha!
A da Republica eu nao conhecia e deiuma olhada na Wikipedia (que eu nao confio).
E interessante pois nos brasileiro nao sabemos da estoria da bandeira atual...
Uma outra sugestao....faz essa tela dos comments ser um pop up pois muita gente nao sabe como voltar, ou se vc nao quiser ter pop ups, bota um botao de voltar pros manes como eu nao s perderem....rsss
abraco

Mitra disse...

Essa bandeira não foi aceita por Deodoro, que afirmou que estavam mudando o regime de governo e não o país!

Anônimo disse...

Gostei muito desta bandeira! Historicamente os EUA foram o primeiro Pais a reconhecer a independência do Brasil e também a ideia de uma nação livre e democrática As 13 faixas da bandeira americana representam as 13 colônias originais dos EUA. Seria uma versão Brasileira melhor se tivessem posto 15 faixas assim representando as capitanias hereditárias do tempo colonial brasileiro.