quarta-feira, 15 de outubro de 2008

SIMAO MAGO

Simão foi um mago da Samaria, tanto seu nascimento quanto falecimento são desconhecidos. Citado no Novo Testamento e nas obras dos Padres da Igreja. Sua personalidade foi objeto de muita controvérsia. Para os Padres, Simão é um homem ambicioso e desejoso dos poderes de Deus. Como podemos ver na Bíblia, mais precisamente nos Atos dos Apóstolos 8, 9-24.

Entretanto, para os Gnósticos, o mago da Samaria era um "rival" do Cristo a qual fundou uma seita que se proclamava representante da Gnose e sua companheira, Helena, uma ex-prostituta, que, segundo o mago, era a encarnação de Sophia e de Helena de Tróia.

A figura de Simão, o mago, torna-se notória a partir do texto bíblico dos Atos dos Apóstolos (Cap. 8, 9-24), onde é narrado o episódio em que tenta comprar dos apóstolos de Cristo o poder de operar milagres. Tal ato, considerado pecaminoso pela teologia cristã, foi denominado de simonia (ato de Simão), termo que define especificamente o comércio ou tráfico de coisas sagradas e espirituais, tais como sacramentos, dignidades, indulgências e benefícios eclesiásticos.

No decorrer dos séculos, desenvolveram-se acerca dessa personagem inúmeras biografias apócrifas, fundamentadas em especulações diversas, dentre as quais uma o imputa de ter sido fundador do Gnosticismo cristão. Tal atribuição é historicamente contestável, todavia pode ser aceita de um ponto de vista simbólico.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: